[QUEM CONTA UM PONTO] A FLORAÇÃO DA ESTRANHA ORQUÍDEA (H. G. Wells)

terça-feira, 20 de maio de 2014


Um nobre inglês se vê em um bom dia para adquirir espécimes
para sua coleção de plantas. Mas ele não sabia que ele
estaria em seu dia de sorte, e que isso poderia
se transformar em seu pior pesadelo...

Olá, caros amigos!!! Sejam bem-vindos a mais uma resenha de contos que, essa semana, traz um verdadeiro achado. Amigos, se eu citar a vocês o nome H. G. Wells, provavelmente lhes virá a mente o seus famosos escritos de ficção científica clássica, como Guerra dos Mundos (1898) ou A Maquina do Tempo (1895). Mas se eu disser a vocês que ele é autor de um conto sobre vampiros? E mais: esse conto é anterior até mesmo do Drácula de Bram Stoker? Pois bem meus caros hoje conhecerão um pouco de “A Floração da Estranha Orquídea”, de 1984!!!

Nascido na cidade inglesa de Bromley, Herbert George Wells se tornou um dos grandes nomes da ficção científica após escrever 10 romances pautados nesse fabuloso estilo. Declarado defensor do socialismo, utilizou-se de muitas metáforas em suas obras para criticar a organização burguesa de sua sociedade contemporânea, a fim de delatar o modo mesquinho como a alta burguesia local vivia. Ao lado de Julio Verne e Hugo Gernsback, Wells é considerado pela crítica como um dos pais da ficção científica.

H. G. Wells e sua versatilidade.

 Lançado no Brasil na antologia de contos “O Vampiro antes de Drácula” (Editora Aleph, 2008), esse e os demais contos fazem parte daqueles que lançaram as bases para o vampiro clássico, e que demonstram toda a diversidade que ele assumiu ao longo do século XIX. A seleção dos doze contos abarca todo o período compreendido entre 1819 (ano de publicação de "O Vampiro" de John Polidori – já resenhado por aqui anteriormente), considerado o ponto de partida da prosa vampírica, até 1897 (publicação do "Drácula" de Bram Stoker). Nos Estados Unidos, o conto foi encartado no livro “The Complete Short Stories of H. G. Weels”, de 1923.

Capa de "O Vampiro antes de Drácula" (2008) e "The Complete Short Stories of H. G. Wells

Em “A Floração da Estranha Orquídea”, Wells conta o curioso caso de um comprador de plantas. Em uma de suas compras, ele adquire alguns exemplares de orquídeas, sendo que uma delas é extremamente estranha, mesmo antes de florescer. E, após o seu florescimento, ele encontra seu primo, em uma tarde, sendo atacado por essa estranha criatura que, por meio de ventosas ligadas a tentáculos em seu caule, sugava - lhe o sangue. Eles conseguem salvar-lhe a vida, enquanto a estranha planta negra continuava a espera de sua próxima vítima.

O conto é bastante interessante, principalmente quando pensamos no período no qual ele fora escrito e que a figura e a mitologia do vampiro ainda estavam em construção. É uma ótima leitura e pode ser encontrado no site Feedbooks (seu download é permitido por seus direitos autorais terem caído em domínio público).

E então senhores, curtiram a premissa desse exótico conto? Continuem acompanhando o nosso blog para saber mais sobre as melhores obras de ficção científica e terror! Ah, e não deixem de comentar e compartilhar esse post em suas redes sociais!

Até mais!










0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing