[TRIBUTO] SIR ARTHUR CONAN DOYLE E O MAIOR DETETIVE DA LITERATURA.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014


Dentre todos os brilhantes criminólogos do universo da 
literatura,um se destaca. E ele foi criado por um 
médico escocês adepto do Espiritismo, cuja 
identidade se confunde com a 
grandiosidade
de sua obra. 

Olá amigos leitores do Loucamente Louca Mente!!!! Essa semana nós apresentamos um pouco de um dos escritores mais fantásticos das novelas policiais. Quem ai já ouviu falar em Sherlock Holmes? Pois bem, hoje falaremos do criador do mais famoso detetive de todos os tempos, o inglês "Sir" Arhur Conan Doyle!

Arthur Conan Doyle nasceu em 22 de maio de 1859, em Edimburgo, faleceu em 7 de julho de 1930, em Cowborough (Susex), após viver 71 anos bem proveitosos. 

Antes de se tornar o conhecido escritor que fora, Arthur Conan Doyle se formou em medicina, tendo-a praticado até meados de 1891. Porém sua carreira ficaria marcada realmente como o escritor das histórias de Sherlock Holmes e seu inseparável amigo, o médico John Watson.  

Seu primeiro livro, Um Estudo em Vermelho, publicado em 1887, Doyle introduz o meticuloso, observador e eficiente Sherlock Holmes e seu alter ego, Dr. Watson, bem como um aparato de investigações relacionado a Baker Street, a casa fictícia de Holmes. Mais tarde, a partir de 1891, As Aventuras de Sherlock Holmes transformam-se em série na Strand Magazine

Sir Arthur Conan Doyle 1859 - 1930
Escritor e criador de Sherlock Holmes

Apesar do sucesso, Arthur Conan Doyle considerava sua obra policial menos relevante do que outras produções pessoais, como livros sobre guerra e espiritismo. Disposto a livrar-se de Sherlock para sempre para se dedicar a outros projetos, ele matou o detetive em 1893, em um confronto fatal com o vilão Moriarty. Os leitores ficaram inconformados, mas tiveram que esperar muitos anos até que Holmes desse as caras novamente. Isso aconteceu em 1903, no conto A Casa Vazia, que trouxe a explicação de como o detetive conseguiu escapar da morte e de seu algoz. A última aventura de Sherlock Holmes foi em 1917, com a publicação do livro de contos O Último Adeus de Sherlock Holmes. Historicamente ele se aposentou e foi morar em Sussex, um condado da Inglaterra, ocupando-se com a criação de abelhas


O estilo da escrita de Arthur Conan Doyle ficou marcado pela forma direta com as quais desenvolvia as narrativas e a vivacidade dos diálogos, acrescidos do poder de imaginação nas tramas. Esses elementos fazem de Arthur Conan Doyle um autor lido sempre com agrado. Sua engenhosidade teve o mérito de estimular o desenvolvimento da criminologia, e seus livros jamais foram superados - nem mesmo pelo moderno romance policial, quase sempre de estilo mais agressivo.

Arthur Conan Doyle escreveu 56 contos e 4 romances sobre Sherlock Holmes, a maioria publicados em capítulos na revista Strand. Mais de cem anos após ser criado, o detetive ainda é ainda popular. Imortalizado pelo chapéu de caçador, a pequena lupa e o inseparável cachimbo, Holmes continua sendo tema de filmes e seriado, como os mais recentes longa-metragens estrelados por Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) e Jude Law (Closer) e os seriados Elementary (Jonny Lee Miller e Lucy Liu)  e Sherlock (Benedict Cumberbatch  e Martin Freeman).

As versões atuais da dupla Holmes/Watson

Até a próxima!!!

0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing