[TRIBUTO] PARABÉNS, NEIL "SANDMAN" GAIMAN!!!

domingo, 10 de novembro de 2013


Hoje, dia 10 de novembro de 2013, um dos maiores autores 
(e me desculpem o ar de tiete, mas para mim "o") da atualidade 
completa hoje 53 anos. 

Neil Richard Gaiman, inglês de Portchester e criador de uma das mais bem-sucedidas séries de quadrinhos - Sandman - se torna hoje um pouco mais velho mas, como sempre, segue servindo de exemplo para diversos outros escritores e leitores mundo a fora. 

Gaiman surgiu no mundo dos quadrinhos por intermédio de Allan Moore, amigo de longa data. Até então, o futuro pai  de Sonho e Cia. dedicava-se à escrita jornalistica e, por intermédio de Moore, escreveu Violent Cases, publicado na Inglaterra pela editora Titã. Além de ser seu primeiro trabalho com quadrinhos, este fora também o primeiro trabalho em conjunto com um desenhista que o acompanharia por grande parte de sua trajetória: Dave McKean, que já tinha aparecido nos quadrinhos ilustrando a ótima Batman: Asilo Arkham de Grant Morrison

Com o sucesso desse título e com a ajuda de Moore, Gaiman conseguiu um contrato com a grande DC Comics onde, junto com McKean, passou a escrever Orquídea Negra, escreveu algumas histórias isoladas d'O Monstro do Pântano e Hellblazer, até chegar no que seria o marco não apenas de sua história pessoal, mas dos quadrinhos e de toda a forma de produzi-los. Sandman e Gaiman se conheceram. 

Sandman antes..

Até então, Sandman era um detetive que utilizava uma máscara de gás e um revólver que atirava uma espécie de areia mágica. Coube a Neil Gaiman a repaginar todo o mito por trás do personagem, re-criando toda a mitologia por trás do personagem. Sandman passou a ter outros nomes (Morpheu, Sonho) e formas (segundo a mitologia, ele aparece no sonho dos indivíduos de modos diferentes), além de outros 6 irmãos, chamados os Perpétuos. 

...e depois de Gaiman

Por 75 números, Gaiman e Sandman foram se tornando cada vez mais famosos. A série tornou-se o carro-chefe do selo Vertigo, destinado a um público geralmente adulto que não queria mais saber de super-heróis. O autor ganhou reconhecimento da crítica ao receber prêmios ao redor do mundo, entre eles o prestigiado World Fantasy Award, geralmente concedidos apenas a obras em prosa (com o arco Sonho de uma Noite de Verão), e incríveis 13 prêmios Will Eisner Comic Industry Awards, considerado o Oscar dos Quadrinhos. Aqui no Brasil, a revista Sandman nunca foi publicada com freqüência regular. A Editora Globo foi quem começou em 1989, chegando ao último número aos trancos e barrancos em 1998. Depois a Atitude tentou republicar a série, mas fechou suas portas depois de sete edições. A Editora Brainstore pegou o título e seguiu mais alguns anos, sem concluir. Um tratamento mais digno para a série deu-se com a Conrad Editora, que segue publicando luxuosos volumes com os arcos de histórias. Atualmente, a editora Panini Books está lançando os encadernados de toda a saga. 

Além de Sandman, Neil Gaiman assinou alguns outros quadrinhos de muito sucesso: em Mundos da Magia, o jovem Tim Hunter deverá escolher como direcionar seus potenciais poderes, orientados por 4 tutores (entre eles, John Constantine). Mas foi narrando as crônicas de uma das irmãs de Sonho - a Morte - que ele obteve seu maior êxito fora da linha principal de Sandman (você pode ler mais sobre Morte clicando aqui). 

Além de roteirista, Neil Gaiman também obteve e continua obtendo muito sucesso escrevendo em prosa. Teve sua estréia como escritor com "Good Omens", mas foi com "American Gods" que conseguiu sua primeira premiação: o prêmio Hugo de 2002, na categoria Melhor Romance, conseguindo ainda, nos anos posteriores, o prêmio de Melhor Romance Infantil (Coraline) e Melhor Conto (Um Estudo em Esmeralda, no qual faz uma homenagem a H.P. Lovecraft e Arthur Conan Dayle). Esse ano, Gaiman lançou o biográfico "Oceano no Fim do Caminho" - leia resenha clicando aqui

Stardust, outro livro de Neil Gaiman, que chegou às telonas. 


Para encerrar, algumas curiosidades sobre o autor:

  • Na televisão Gaiman escreveu para séries Neverwhere e Babylon 5, Doctor Who, bem como seu romance Deuses Americanos a ser produzido para exibição na HBO;

  • Como a celebridade que é, Neil Gaiman também já apareceu na série animada Os Simpsons, participando do episódio "The Book Job";

  • Ao falar sobre a pirataria Neil Gaiman tem uma opinião distinta da maioria, e no Youtube há vários vídeos com ele falando sobre o lado positivo disto. Para Gaiman, segundo a sua teoria, quando alguém encontra um autor favorito, é por que outra pessoa comentou com você, alguém emprestou um livro para você ler. Se o livro for realmente bom, você vai querer mesmo comprá-lo. Gerando renda ao autor;

  • Sem se eximir em dar dicas para autores iniciantes, Gaiman sugere que "A regra principal para se escrever é que se você faz com suficiente segurança e confiança, poderá fazer o que bem quiser. (Isso pode ser uma regra para vida assim como para a escrita. Mas definitivamente é certa para a escrita.) Então escreva sua história como ela precisa ser escrita. Escreva-a honestamente e conte-a o melhor que puder. Não estou certo que existam quaisquer outras regras. Não alguma que importe".
  • Esse ano, mais precisamente no dia 30 de Outubro, foi lançado Sandman: Overture, a primeira história de Sandman em 17 anos. Veja o comercial de TV: 

Então amigos, gostam de Neil Gaiman? Curtiram o nosso tributo? Deixe-nos um comentário contando suas experiências ao ler alguma de suas obras!

Um grande abraço a todos! E parabéns, Neil "Sandman" Gaiman!!!!

Participação de Neil Gaiman n'Os Simpsons.



0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing