[RESENHA/TRIBUTO] LAÇOS (Vitor e Luciana Cafaggi)

terça-feira, 1 de outubro de 2013


Segunda-feira é dia de tributo no nosso Loucamente Louca Mente. E hoje, um tributo ainda mais especial: além de fazer uma homenagem a algo ou alguém, farei ainda a resenha de nosso homenageado. Com vocês, "Laços", de Lu e Vitor Cafaggi!!! 


É impossível não conhecer Turma da Mônica. Isso é um fato que já constatei há algum tempo. Eu particularmente aprendi a ler - assim como boa parte das pessoas que conheço - utilizando as revistinhas que contavam as peripécias de Cebolinha e Cascão (os planos infalíveis) em tentar vencer a garota mais briguenta da rua, a Mônica. 

Contemporâneos a isso estão filmes como "Os Goonies" e "E.T" (Steven Spielberg), "Conta Comigo" (Rob Reiner) e outros filmes  onde um grupo de garotos se juntam para se livrar de um apuro, e que acabaram povoando as nossas memórias por anos a fio. 

E o que essas duas coisas têm em comum, além de serem contemporâneos? Bem, se não existia um elo que os interligassem, agora tem. Seu título? Laços.


A Turma mais uma vez reunida. 

Luciana e Vitor Cafaggi, fãs confessos da obra-legado de Maurício de Sousa, são os dois irmãos mineiros que assinam essa primorosa obra. Vitor se fez notar em sua participação no projeto MSP 50, e foi convidado para esse grande desafio. Laços faz parte de um projeto chamado Graphic MSP, que já conta com os títulos "Astronauta: Magnetar" (Danilo Beyruth) e "Pavor Espaciar" (Gustavo Duarte). 

O roteiro, assim como todos os das histórias originais, é bem simples: Floquinho, o cão de Cebolinha, some e cabe à turma partir em busca do querido bichinho. Mas de forma alguma isso faz da história "apenas mais uma".  E assim como vos disse no início sobre achar que é impossível não conhecer a Turma da Mônica, lhes digo: nunca é "apenas mais uma história da Turma da Mônica".
  
De cara nova, mas com a amizade de sempre

Na minha opinião...

Eu estou nessa história de acompanhar quadrinhos desde meus 15, 16 anos - falo de uma maneira mais organizada, prestando atenção em coisas como traço, roteiro, etc. Já vi heróis morrerem e reviverem; já gostei, deixei de gostar e tornei a ser fã de muitos títulos. Digo, pois, com certa propriedade que Laços é um dos melhores títulos que já li durante todos os meus 28 anos. A cada página, a cada cena, tudo parece trazer a tona um turbilhão de lembranças de outrora. Lu e Vitor brincam com referências à própria turma da Mônica, com filmes e seriados oitentistas/noventistas ao passo de que ao ler a cena o leitor logo a identifique. 

A arte é lindíssima. A repaginada que os autores deram aos personagens da turma funcionou perfeitamente. O acabamento da edição (tenho a edição de capa dura, mas cheguei a ver a de capa mole, que não perde em nada) é primoroso. Em suma, é um quadrinho atemporal, a ser guardado e apresentado às gerações futuras. É uma verdadeira coletânea de emoções.

Prontos para mais uma aventura.

E ai, gostaram de Laços? Concordam com a resenha?
Críticas, dúvidas ou comentários pertinentes à postagem e ao blog podem ser deixadas na área de comentários; sua interação é de grande importância para nós!

Um grande abraço e até a próxima!


0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing