[MÚSICA + ARTES PLÁSTICAS] Four Seasons - WINTER (Vivaldi) + Susanna and the Elders (Artemisia Gentileschi)

terça-feira, 24 de setembro de 2013


"O Barroco é considerado o estilo ligado ao absolutismo e à Contra-Reforma, traços esses herdados da Itália cristã de onde florescera. E é nesse escopo que hoje o Loucamente Louca Mente vos apresenta um pouco da arte de dois grandes desse período: Vivaldi, como representante da música, e Artemisia Gentileschi  representante das artes plásticas."


Susanna and the Elders (Artemisia Gentileschi)

Artemisia Gentileschi (1593 - 1656) foi uma artista da escola barroca italiana. Hoje, ela é considerada uma das artistas mais talentosas da geração pós-Caravaggio. Numa época em que pintores do sexo feminino não foram facilmente aceitas pela comunidade artística ou patronos, ela foi a primeira pintora a se tornar um membro da Accademia di Arte del Disegno em Florença.
Dentre suas obras se destaca a série Susanna and the Elders (1636-40), onde retrata a história contida no 13o capítulo do livro bíblico de Daniel. Nesse livro, Susanna era uma pura jovem, casada com Joaquim, que tinha o costume de banhar-se em seu jardim. Certa vez ela fora flagrada por alguns anciões que tentaram lhe chantagear dizendo que, se ela não fizesse sexo com eles, seria acusada de adultério. Ela se recusou e foi presa. Sua pena seria a morte mas, graças a um rapaz chamado Daniel que fez com que os anciões fossem interrogados  - e a farsa descoberta - , ela acabou sobrevivendo, e a verdade prevalecendo.

* * *

As Quatro Estações, de Vivaldi


Antonio Lucio Vivaldi (Veneza, 4 de março de 1678 — Viena, 28 de julho de 1741) foi um grande compositor e músico italiano do estilo barroco tardio. Tinha a alcunha de "il prete rosso" ("o padre ruivo") por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É sobretudo conhecido popularmente como autor da série de concertos para violino e orquestra Le quattro stagioni ("As Quatro Estações").

A música de Vivaldi, juntamente com a de Mozart, Tchaikovsky, Corelli e Bach foi incluída nas teorias de Alfred Tomatis sobre os efeitos da música no comportamento humano, e é usada em terapia musical.

0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing