[RESENHA] OUTUBRO (Kamile Girão)

segunda-feira, 26 de agosto de 2013



"Você sabe por que as folhas caem no outono?" 

Olá, caros amigos do LLM! 

Existem estórias que te hipnotizam. Existem aquelas que possuem personagens marcantes, que te fazem querer conhecê-las mais, mesmo depois que as últimas páginas de sua estória são encerradas. Existem ainda autores que te instigam a imaginar o que lhe passava pela cabeça para dar certos direcionamentos à história. 


Bem, sem sombra de dúvidas, "Outubro" possui tudo isso. 

Falando um pouco da autora, Kamile Girão é uma fortalezense estudante de Letras na Universidade Federal do Ceará. É proprietária ainda d'O Café da Kami. Antes de lançar "Outubro", teve publicado também o seu primeiro romance "Yume", e atualmente trabalha na sua terceira obra. 

O enredo de "Outubro" circula em torno de uma história inacabada. Em meados de 2005, o rebelde Felipe Alves, o Shau, vivia um pseudo-romance com a patricinha Cecília e uma pseudo-vida de estudante do terceiro ano. Era apenas mais um vagabundo fadado a não ter um futuro promissor, até o dia que se deparou com a jovem professora substituta de piano, Kaero Morgan, órfã de mãe e filha de pai inglês e que morava com seus avós e irmãos.A partir dai o garoto passa a se aproximar dela, que o influencia a buscar dar um sentido em sua vida, até que uma série de decisões são tomadas e eles acabam se separando. É quando, numa noite de 01 de outubro do ano de 2013, uma paciente possuidora do vírus HIV e com um quadro de pneumonia dá entrada no hospital onde Felipe, um agora enfermeiro, trabalha. E, para a surpresa do rapaz, essa paciente é, nada mais nada menos que... Kaero Morgan. Desta forma, eles acabam sendo contemplados pelo destino com uma chance de espantar os fantasmas do passado para escrever um futuro melhor para ambos. 

Na minha opinião...

Conheci a história do livro por meio de uma amiga que possui um blog onde ela fez a resenha do livro (para lê-la, clique aqui), e de cara tive vontade de tê-lo. Eu tinha até mesmo esquecido dele quando vi um anúncio dele no facebook. Após entrar em contato com a autora, consegui o meu exemplar. 

"Outubro" é um livro denso, de uma atmosfera que parece te jogar em uma estufa. Embora seja um título no gênero YA (Young Adult), possui cenas fortes e discute situações bastante delicadas, como a questão do aborto. Mas tudo isso sem perder a magia que envolve as estórias do gênero. Foi impossível não me ver nos conflitos introspectivos de Felipe Shau, ou não desejar conhecer uma professora como Kaero Morgan, ou ainda ter uma segunda chance de concertar problemas do passado como a que eles tiveram. 
A forma como a história é contada, fazendo sinuosas viagens ao ano de 2005 e retornando ao presente 2013 é fantástica, além de todas as metáforas utilizadas. As músicas citadas também fizeram parte dos meus 17 anos, além de também ter sido o ano em que eu aprendi a tocar violão. Enfim, é um livro mais do que indicado para quem aprecia uma boa narrativa (e principalmente se você é, assim como eu e Shau, um amante do grunge.)

     

Ah, já ia esquecendo: ao comprar o livro, veio de brinde um chaveirinho que, mais adiante, fez muito sentido!

Para terminar, uma das músicas que embalaram a relação entre Kaero e Felipe.


E ai, se interessou pelo livro? Gostou da resenha? Possui alguma crítica ou sugestão para melhorar o blog? Possui alguma indicação de leitura? Deixe um comentário aqui ou em nossa página do facebook!

Até a próxima!!!

1 comentários:

Unknown disse...

Querido, agora que eu pude ler a resenha com calma <3 Fico muito, muito, muuuuito feliz que você tenha gostado do livro. E eu só tenho a agradecer pela confiança e pelo interesse :~D Muito obrigada!

Kami

http://www.kamilegirao.com

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing