[RESENHA] As Piedosas (Federico Andahazi)

quinta-feira, 22 de agosto de 2013




"Aquela carta só podia significar o mais negro dos sinais. E talvez, pela primeira e única vez não, se enganasse. É provavel que o destino de John Polidori houvesse sido outro se nunca tivesse aberto aquele ameaçador envelope preto."

Olá, saudosos leitores do LLM! Hoje eu trago a vocês um livro que eu acredito ser um tanto desconhecido, embora este tenha sido publicado pela Companhia das Letras, uma das mais importantes editoras brasileiras. O autor, Federico Andazahi é um argentino de Buenos Aires, teve um outro livro publicado, chamado "O Anatonista", em 1996, e que fizera um considerável sucesso. 


Falando do livro em questão, "As Piedosas" me chamou a atenção de cara quando eu comecei a ler por conta de seus personagens: John Polidori, Lorde Byron, Clair Clairmont, Mary Shelley e seu esposo Percy. Sim amigos, os personagens principais são todos escritores do gênero do terror (*diga-se de passagem, meu gênero favorito). A história se passa nos Alpes, quando esses autores decidem se reunir para discutir suas obras e, desta forma, escreverem novas. Até então John Polidori era simplesmente um secretário de Lorde Byron, embora desejasse muito alcançar o renome de seu patrão. E essa oportunidade lhe fora oferecida quando, de repente, uma mulher chamada Annette Legrand, lhe faz uma estranha proposta: ela escreveria por Polidori um livro que lhe traria o renome que ele tanto desejado. Em troca disso, Polidori deveria serví-la com seu... sémem! E não, ela não pretendia engravidar, mas sim se alimentar dele! E diante dessa proposta indecorosa, o secretário se pôs a escolher entre a fama e a loucura que sua vida se tornaria daquele momento para frente. 

Na minha opinião...
"As Piedosas" é um livro bastante divertido. Andahazi consegue retratar muito bem como seria o clima de um período com essas grandes personagens da história da literatura. Na verdade esse é o ponto alto do livro. A ficção criada pelo autor e que desembocaria nos títulos reais citados, como por exemplo "The Vampyre" ou "Frankenstein" acaba se tornando muito bem bolada. Eu diria que é um prato cheio para quem curte o gênero. 

 E ai, o que você achou? Já leu o livro? Possui alguma sugestão/crítica que possa contribuir? Deixe um comentário ou comente em nossa fanpage

Até a próxima!

0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing